Palestrantes

Adriana Facina

Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), com pós-doutorado pela mesma instituição (2008-2009). É professora associada do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Antropologia e História, com ênfase em Antropologia Urbana e História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: experiência urbana e criação artística, literatura e letramento, teorias da cultura, indústria cultural e mediações, música popular, criminalização da pobreza, criação e fruição cultural em favelas. Coordena o grupo de pesquisa Observatório da Indústria Cultural e publicou, entre outros, os livros Santos e canalhas: uma análise antropológica da obra de Nelson Rodrigues (Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2004), Literatura e sociedade (Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2004) e Vou fazer você gostar de mim. Debates sobre a música brega (Multifoco, 2011). Desenvolveu pesquisa de pós-doutoramento sobre música e lazer popular no Rio de Janeiro, com ênfase no funk. Atualmente pesquisa a produção cultural em favelas cariocas.

Ana Lucia Enne

É jornalista e doutora em Antropologia pelo Museu Nacional/UFRJ. No momento é professora do curso de Estudos de Mídia, da Pós-graduação em Comunicação e da recém-criada Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades, da Universidade Federal Fluminense. Coordena o GRECOS (Grupo de Estudos sobre Comunicação) e o LAMI (Laboratório de Mídia e Identidade).

Antonio R. Júnior

Professor Associado do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense/Niterói/RJ e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação desta mesma Instituição. Com experiência de magistério e estudos no campo das Ciências Humanas e das Artes, com ênfase na História da Comunicação, na História da Arte, Teoria da Imagem e na Fotografia.

Cristiana Seixas

Psicóloga, biblioterapeuta, coach, escritora, palestrante. Realiza eventos literários diversos, como cafés-concertos, caminhadas literárias, oficinas de biblioterapia,  degustação literária dentre outros. Detalhes disponíveis no site: http://www.cristianaseixas.com

Dília Gouveia

Licenciada em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa e em Estudos Portugueses de Literaturas Modernas. Professora de Literatura e Filosofia, palestrante, presidente do Clube de Pensadores de Niterói e produtora dos Cafés-Concertos Literários. Realiza eventos e cursos literários e filosóficos.

Lia Calabre

Doutora em história pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora e chefe do setor de estudos de política e culturas comparadas da Fundação Casa de Rui Barbosa – Minc e professora dos MBAs de Gestão e Produção Cultural da FVG/RJ e da UCAM. Especialista em história do Brasil contemporâneo com ênfase em política cultural e cultura. Organizadora de diversos livros, autora de diversos artigos e  livros, tais como: A era do rádio (Ed. Zahar, 2002); O rádio na sintonia do tempo: radionovela e cotidiano - 1940-1946 (ed. Casa Rui Barbosa, 2006); Políticas Culturais no Brasil: dos anos 1930 ao século XXI (Ed. FGV, 2009) e Políticas Culturais no Brasil: história e contemporaneidade (BNB, 2010).

Marcelo Diniz

Doutor em Semiologia e professor do Departamento de Ciências da Literatura pela UFRJ, poeta, letrista e tradutor. Como tradutor, Notre Dame de Paris, De Victor Hugo (Estação Liberdade:2010); como letrista, assina muitas parcerias com Fred Martins; como poeta,publicou em 2002 o livro Trecho (Aeroplano/Fundação Biblioteca Nacional) e, em 2004, Cosmologia (7Letras). 

Rubens Machado Jr.

Rubens Machado Jr. ensina Análise, Crítica e História do Cinema na ECA-USP. Integra desde 1975 a editoria de revistas como Cine-Olho (RJ-SP), Infos Brésil (Paris), praga (SP), Sinopse (SP), Significação (SP) e Rebeca. Outros periódicos em que publicou: Novos Estudos Cebrap, Alceu, Cinemais, Educação & Sociedade, Pós - FAU-USP, Trópico, Folha de S. Paulo; na Itália: Oèdipus, Close-Up. Storie della visione; na França: L'Armateur, Episodic, Cahiers du cinéma. Membro do Conselho do Paço das Artes e MIS-SP. Pesquisa o cinema de vanguarda, história da crítica e a relação cidade-cinema. Foi curador da mostra Marginália 70: o experimentalismo no Super-8 brasileiro, no Itaú Cultural (2001-2003).

Sessão Assim Vivemos

Lara Pozzobon

Doutora em Literatura Comparada, Mestre em Literatura Brasileira (UERJ) e produtora de cinema, teatro e festivais. Produziu os premiados curtas de ficção "Cão Guia", "Numa Noite Qualquer", "Nada a Declarar" e "Mora na Filosofia" e o longa-metragem "Incuráveis", da Lavoro Produções, vencedor, entre outros, do Prêmio de Melhor Ator no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Melhor Atriz no Festival de Cinema Brasileiro em Paris e Melhor Filme do Júri Popular no Festival de Cinema Brasileiro em Vancouver (Canadá). Produziu as peças Cassino Coração, "Diálogos de um Louco", "Quartos de Tennessee" e "Leonel Pé de Vento". Produziu as duas edições da Mostra-curso História da Filosofia em 40 Filmes, na Caixa Cultural RJ. Dirigiu a quinta edição do Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência no CCBB de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, com itinerância pelo Rio Grande do Sul em 2012. Atualmente, está em pré-produção do longa-metragam Saias, de Gustavo Acioli.

Lucília Maria Moreira Machado

Jornalista, Especialista em Gerenciamento de Projetos; Assessoria de Imprensa; Coordenadora do  Núcleo de Acessibilidade e Inclusão- Sensibiliza-UFF (NAIS).  Sólida experiência na área de Comunicação Social, com mais de 20 anos de atuação em Assessoria de Imprensa, radiojornalismo, jornalismo de revista, comunicação organizacional, editoração, marketing; organização de eventos; produção cultural; promoção de campanhas institucionais e relações públicas.  Atualmente tem-se dedicado ao Desenvolvimento de projetos e Consultoria especializada na questão da pessoa com deficiência, responsabilidade social, inclusão e acessibilidade para sustentabilidade.

Sessão Som da UFF

Marildo José Nercolini

Professor do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorilaidades (PPCULT) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Coordenador e Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia - UFF. Doutor em Ciência da Literatura, na área de Literatura Comparada, pela UFRJ, defendendo a tese: “A Construção Cultural pelas Metáforas: A MPB e o Rock Nacional Argentino repensam as fronteiras globalizadas.” Mestre em Sociologia pela UFRGS, com a dissertação “Artista-Intelectual: A Voz Possível em uma Sociedade que foi Calada - um estudo sociológico sobre a obra de Chico Buarque e Caetano Veloso no Brasil dos Anos 60”. No momento, vem desenvolvendo o projeto de pesquisa “CRÍTICA CULTURAL E NOVAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E AÇÃO: UM ESTUDO DA CRÍTICA MUSICAL MASSIVA”, em que procura pesquisar o papel hoje do crítico musical ligado à música massiva e detectar e analisar os novos espaços de crítica musical que estão sendo criados, sobretudo a partir do uso das novas tecnologias comunicacionais.

Mostra Sesc Cine Digital

Ari da Silva Fonseca Filho

Doutorando (2009-2013) e Mestre (2007) em Educação pela FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Bacharel em Turismo (2002) pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA-PR. É professor dos cursos de Turismo e Hotelaria da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Atua nas disciplinas de Ética do Turismo; Turismo e Educação; Elaboração de projetos de Pesquisa; Turismo e Patrimônio Cultural; Turismo e Cinema. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação turística, turismo cultural e turismo cinematográfico.

Mediação dos debates

Poliana Paiva

Formada em Cinema pela Uff e em Teatro pela Cal, Poliana Paiva hoje é co-roteirista do programa 'Cidade de Leitores', da Multirio. Escritora, já participou de 2 coletâneas de novos autores e há sete anos, mantém o blog flordelaranja.com.br