Mostra Sesc Cine Digital

Comissão de Seleção

Sessão seguida de debate com os realizadores.

Alexandre Guerreiro

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2007), bacharel em Comunicação Social – Cinema pela Universidade Federal Fluminense e bacharel e licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atual como professor docente I na SEEDUC/RJ há 14 anos.  Produtor cultural e cineasta, realizou, dentre outros, as mostras “O cinema de Eric Rohmer”, “Godard 80” e “O Cinema de Carlos Saura”, todas na Caixa Cultural RJ.  É diretor do Cineducando – Festival de Cinema e Educação.  Dirigiu os curtas-metragens “Adro da Candelária” (Troféu Jangada de Melhor Filme / Prêmio OCIC, no Festival Guarnicê 2007) e Os Donos da Morte (Melhor Diretor Estreante na Mostra Curta Cinema 2002).

Chico Serra

Produtor e diretor de cinema e vídeo. Desde 2006 é produtor executivo da TV Morrinho, realizando exposições, vídeo instalações e mostras no Brasil e exterior (Nova York, Londres, Bogotá, Timor-Leste, Alemanha, Áustria e Holanda).  Entre 2006 e 2012 produziu também curtas, documentários e episódios para TV, alguns deles premiados, como O Saci no Morrinho e Acadêmicos do Morrinho, assinando também a co-direção deste ultimo. Produziu e dirigiu, em parceria om Godô Quincas e Igor Cabral, respectivamente, os curtas Operação Morengueira (2005) e Kino Copa (2003) - Prêmio ABD & C – RJ, no IX Festival Brasileiro de Cinema Universitário; Troféu Grito no Festival Cine Esquema Novo, em Porto Alegre. Desde 2004 é um dos curadores da Mostra do Filme Livre, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil. Seus vídeos mais recentes são Navarro nas Alturas, (2012), documentário de invenção sobre o cineasta baiano Edgard Navarro e Pistoleira da Liberdade (2011),  co-dirigido por Bárbara Castro e Godô Quintas, lançado no Festival Internacional de Cinema Feminino – FEMINA.

Eliany Salvatierra Machado

Professora do Departamento de Cinema da Universidade Federal Fluminense – UFF.  Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo, ECA/USP, mestre em Ciência da Comunicação com habilitação em Rádio e TV (2002), especialista em Filosofia da Educação pela UFMS (1996) e graduada em Ensino de Artes pela UFMS (1994). Coordenou vários projetos Educomunicativos e atualmente pesquisa a formação do educador audiovisual: pressupostos e metodologias.