Curadoria Mostra Curtas e Médias

Alexandre Guerreiro

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2007), bacharel em Comunicação Social – Cinema pela Universidade Federal Fluminense e bacharel e licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atual como professor docente I na SEEDUC/RJ há 14 anos.  Produtor cultural e cineasta, realizou, dentre outros, as mostras “O cinema de Eric Rohmer”, “Godard 80” e “O Cinema de Carlos Saura”, todas na Caixa Cultural RJ.  É diretor do Cineducando – Festival de Cinema e Educação.  Dirigiu os curtas-metragens “Adro da Candelária” (Troféu Jangada de Melhor Filme / Prêmio OCIC, no Festival Guarnicê 2007) e Os Donos da Morte (Melhor Diretor Estreante na Mostra Curta Cinema 2002).

Andréia Resende

Designer gráfica, formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Professora da Escola de Comunicação da UFRJ, atua no desenvolvimento da leitura visual e disseminação de fundamentos do design para um público de não-designers. Além de ministrar disciplina nessa área, orienta projetos experimentais em um laboratório de Linguagem Gráfica e participa do NelGraf (Núcleo de Estudos em Linguagens Gráficas). Como designer, sempre atuou no desenvolvimento de projetos para a área cultural e na criação de ilustrações e projetos gráficos para o mercado editorial. Participa do Araribóia Cine desde 2005, como designer, e a partir de 2010, como professora, orientando alunos do Curso Técnico de Multimídia do NAVE/CEJLL na Oficina de Identidade Visual para criação do projeto que representa o festival.

Rosângela Sodré

Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, com pós-graduação em Comunicação e Imagem pela PUC–Rio, é Pesquisadora do CTAv – Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura (CTAv/SAV/MinC), no Rio de Janeiro. Anteriormente trabalhou, também como Pesquisadora, na Fundação do Cinema Brasileiro, na Cinemateca do MAM e na Funarte. Faz parte da equipe de curadoria do Amazonas Film Festival, do Cinesul - RJ e do Festival de Cinema de Montes Claros – MG. Participou da equipe de curadoria de curta metragem do Cine CE 2012. Integra a Comissão de Seleção de Projetos do CTAv e é Coordenadora Executiva da Revista Filme Cultura.

Tetê Mattos

Niteroiense, é mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense, e professora do Departamento de Arte desta Universidade, onde ministra disciplinas para o curso de graduação em produção cultural. É diretora do IBEFEST [Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais]. Integra a diretoria do Fórum dos Festivais desde de 2005. Dirigiu os documentários premiados "Era Araribóia um Astronauta?" (RJ, 27min, cor, 16mm, 1998) e “A Maldita” (RJ, 20min, cor, 35mm, 2007). Publica artigos em revistas e livros especializados em cinema. Foi coordenadora técnica do estudo “Diagnóstico Setorial 2007/ Indicadores 2006 dos Festivais Audiovisuais”. Desde de 2005 participa como curadora da mostra competitiva de curtas-metragens nacionais do Amazonas Film Festival. É idealizadora e diretora da mostra Araribóia Cine – Festival de Niterói.